Sejam Bem-vindos!

07/11/2011 11:48

O Curso de Graduação em Medicina da UFSC em consonância com as Diretrizes Curriculares desenvolveu e está implantando projeto pedagógico, construído coletivamente, centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Este projeto pedagógico tem como finalidade a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão e assistência.

Atualmente, muitas instituições vêm buscando integrar o currículo num todo. As ações integrativas contribuem para auxiliar o aluno a construir um quadro teórico-prático global mais significativo e mais próximo dos desafios que enfrentará na realidade profissional dinâmica, onde atuará depois de concluída a graduação.

O currículo integrado está representado por uma espiral, que demostra um fluxo contínuo tanto ascendente como descendente, fazendo a integração entre os módulos nas fases e as fases entre si, tendo como eixo de integração a Interação Comunitária. Mesmo que o docente pretenda apenas trabalhar com uma área ou um Campo do conhecimento, terá dificuldades em não interagir com os demais, pois o Projeto Político Pedagógico já se organiza nesta outra forma.

Sendo assim, o currículo está organizado em Módulos que abordam áreas específicas do conhecimento, Módulos de Atividades de Interação Comunitária e Atividades Complementares.

Os Módulos, abordando conhecimentos cognitivos, atitudinais e procedimentais, se constituem nos fundamentos para a graduação do profissional médico voltado para as necessidades de saúde da população e do Sistema Único de Saúde, visando a integralidade da assistência à saúde. As Atividades Complementares permitem ainda a construção de um Currículo Nuclear, de forma que o estudante também se dedique às áreas específicas do conhecimento, de acordo com suas preferências e aptidões.

No primeiro ano do curso o Currículo Integrado compreende dois módulos em cada semestre:

• Introdução ao Estudo da Medicina
  • Interação Comunitária

Nos Módulos é iniciada a apreensão de conhecimentos relativos aos aspectos morfofuncionais do ser humano saudável e suas inter-relações com a família, comunidade e ambiente de trabalho. Nesse momento o aluno é inserido no ambiente universitário e nas comunidades que fazem parte do Programa Docente Assistencial da UFSC, de forma que ele passe a conhecer, relacionar e interagir com as pessoas, com os aparelhos comunitários e com os diferentes cenários de práticas, que serão parte importante e ativa na construção do seu conhecimento.

A partir do segundo até o quarto ano do curso, o Currículo Integrado compreende 5 módulos em cada semestre:

• Saúde da Criança
  • Saúde da Mulher
  • Saúde do Adulto
  • Saúde e Sociedade
  • Interação Comunitária

Nesses Módulos, observados aspectos integrativos e complementares das áreas do conhecimento, a construção do Currículo segue uma espiral ascendente em nível de complexidade dos níveis de atenção, procurando estabelecer uma imagem espelho entre os conhecimentos apreendidos e sua correlação com as necessidades sociais de saúde encontrados na população em seus diferentes níveis de atenção. Cada Módulo procura apresentar eixos integrativos do raciocínio médico, relacionado com as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações referidas pelo usuário e identificadas pelo setor saúde, potencializando abordagens construtivistas de aprendizagem, utilizando-se de uma abordagem relacional do conteúdo e o estudo em grupo.

Ao final do quarto ano do Curso, o aluno de Medicina, pautado em uma formação ética e humanista, deve ter a compreensão dos aspectos biopsicosociais do ser humano saudável e a integralidade do processo de saúde e doença, estando apto para o Estágio Curricular Obrigatório.

Esse estágio, com duração de 2 anos, caracteriza-se por treinamento supervisionado em serviço, com aspectos essenciais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro nível de atenção em cada área. Ao final do Curso, baseado na Proposta Didático Pedagógica e fundamentado nas Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina, o egresso deverá ter completado uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania como promotor da saúde integral do ser humano.